Cerca de 60 Pontos e Pontões de cultura serão beneficiados pelo projeto “Abraçando os Pontos de Cultura do Pará”. A inciativa, realizada pela Academia Paraense de Música, em parceria com Rede Paraense de Pontos e Pontões de Cultura - Rede Ajuricaba é patrocinada pela Vale e conta com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura - Secult e Fundação Cultural do Pará - FCP.
O projeto vai beneficiar entidades e/ou coletivos de natureza sociocultural do Pará integrantes da REDE Ajuricaba nas regiões de integração do Araguaia, Carajás, Rio Caeté, Rio Capim, Tocantins, Baixo Amazonas, Tapajós, Marajó, Lago de Tucuruí, Rio Guamá, Xingu e Guajará, registrados na Plataforma Cultura Viva – Rede de Incentivo e Disseminação de Iniciativas Culturais ou certificados pela Secretaria de Cultura do Pará. Cada espaço de práticas culturais selecionado receberá um subsídio no valor de R$ 10 mil reais e, em contrapartida, deverão, após a retomada das atividades pós-pandemia, realizar atividades culturais gratuitas destinadas aos alunos da rede pública de ensino ou em comunidades onde tenham atuação.
Os interessados em receber o auxílio do projeto “Abraçando os Pontos de Cultura do Pará”, que conta com o patrocínio da Vale, deverão enviar sua inscrição para o e-mail da Academia Paraense de Música (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). As informações sobre o projeto estarão disponíveis nos sites da APM (www.apm.mus.br) e da Rede Ajuricaba (www.redeajuricaba.org). A documentação e as propostas das ações de contrapartida devem vir anexadas junto ao formulário de inscrição.
A seleção dos pontos de cultura será feita pela Rede Ajuricaba, uma rede auto organizada e reconhecida pelo Governo Federal. A contratação e a remuneração dos agentes culturais serão feitas pela Academia Paraense de Música.
O processo de seleção dos 60 pontos de cultura beneficiados pelo projeto “Abraçando os Pontos de Cultura do Pará” será realizado por meio de um Conselho de Mestres e Mestras da Cultura Popular e Comunitária reconhecidos pela sociedade civil por sua importante e contínua atividade de salvaguarda do nosso patrimônio cultural. Os pontos selecionados serão aqueles que comprovadamente desenvolvem atividades ligadas aos saberes e fazeres tradicionais e culturais, de maneira presente, continuada e consolidada no cotidiano de sua comunidade e seu território.
REGULAMENTO E DOCUMENTOS DE PARA INSCRIÇÃO AQUI