Blog

COP 30: COP das Mobilizações Socioambientais!

COP 30: COP das Mobilizações Socioambientais!

A Sociedade planetária encontra-se no limiar de sua insustentabilidade.

Mesmo com os esforços da presidência brasileira no G20, ciclo que se encerrou, não houve nenhum grande avanço sobre as questões climáticas e ambientais, por exemplo a taxação das riquezas que poderia financiar substancialmente ações e políticas de resiliência climática, não foi aprovada, e com uma COP 29 bloqueada (comum em acordo multilaterais quando não existem consensos) não há muita luz nesse fim de túnel; dessa forma ou a humanidade toma atitudes sérias, ou nosso fim será muito mais próximo do se esperava

Diante disso, os movimentos e redes socioambientais e socioculturais internacionalistas tornarão a COP 30, em Belém do Pará em 2025, como a COP das Mobilizações Sociais!

Todos os movimentos e redes estão planejando atividades de sensibilização e mobilização de massas, de formação, e de articulação política, para Belém no ano vem. O objetivo é cada vez mais, por meio da difusão, educação e da cultura sensibilizar cidadãos e cidadãs sobre a situação catastrófica que nos encontramos, e com isso pressionar governos e governantes a mudarem radicalmente os padrões de consumo e as políticas de desenvolvimento.

Nesse contexto, o Pontão de Cultura REDE AJURICABA – Rede Paraense de Pontos de Cultura e o Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais para o Desenvolvimento – FBOMS lançarão a campanha de mobilização social COP DAS MOBILIZAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS! Que envolverá uma ampla campanha de comunicação transmídia com informações relevantes sobre ambiente, climas, culturas, educação, políticas, identidade e diversidade culturais, em fim tudo que possa ser relevante nesses debates, como também terá uma ferramenta virtual, um repositório onde todos os movimentos e redes poderão cadastrar suas atividades, com dia horário, local, pautas e assuntos que serão abordados, gerando inclusive uma localização georreferenciada da atividade, teremos o Mapa das Mobilizações Socioambientais, o que é muito importante se queremos chegar cada vez mais, a mais pessoas.

Logo menos traremos mais informações. COP 30, COP DAS MOLIZAÇÕES SOCIOANBIENTAIS!

Essa é uma realização do Pontão de Cultura REDE AJURICABA e do FBOMS

PLANO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO: OFICINA DE ELABORAÇÃO E PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS EM SANTARÉM

PONTÃO DE CULTURA REDE AJURICABA
PLANO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO 3: OFICINA DE ELABORAÇÃO E PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

ASSISTA OS DIAS DO EVENTO

PRIMEIRO DIA:

https://www.youtube.com/watch?v=fgrdiCXtaJA&t=3285s 

SEGUNDO DIA:

https://www.youtube.com/watch?v=GX5ln7h81lc 

APRESENTAÇÕES (DOCUMENTOS):

https://drive.google.com/drive/folders/1_AZqbYVlFPHPHeAEEtvk1ksYyS3AUSip?usp=drive_link 

PROGRAMAÇÃO

DATA: 08 a 09 de novembro de 2024
Local: Casa da Cultura de Santarém

Veja como chegar: https://maps.app.goo.gl/ua59zPVo5rh1wceb8 

Dia 08/11 (sexta-feira/tarde) – ABERTURA
Mestra de cerimônia – Luci Azevedo
15h – Acolhimento e recepção dos participantes
15h30 – Falas de saudações da Elizângela Maria de Souza Pinho - Secretária de Cultura do Município, do representante do Conselho Municipal de Política Cultural de Santarém, José Maria Reis Representante do Pontão de Cultura REDE AJURICABA, Mestra Laurene Ataíde – Associação Folclórica e Cultural Colibri de Outeiro/Ponto de Cultura Ninho do Colibri, Morrambert Flexa - representante dos PCs de Santarém.
16h30 - O que São Pontos e Pontões de Cultura? O que é a Política Nacional Cultura Viva – PNCV? O Pontão de Cultura REDE AJURICABA e a articulação dos Pontos de Cultura no Pará – Luci Azevedo
18h - Encerramento

Dia 09/11 (sábado/manhã)
8h - Acolhimento e recepção dos participantes
8h30 – Comunicação e Produção Transmídia.
Instrutor: Cláudio Alfonso
9h30 – TEMPO PRÁTICO
10h30 – O que é um projeto sociocultural? Etapas de um projeto sociocultural? Como articular a base comunitária de seu projeto sociocultural? O que é um Marketing Cultural?
Instrutor: Zehma Reis
11h30 - Legalidade de entidades e artistas – Ilsa de Nazaré Lima
12h – encerramento

Dia 09/11 (sábado/tarde)
14h - Acolhimento e recepção dos participantes
14h30 – Como captar recursos para seu projeto sociocultural (fomento, patrocínio, editais)
Instrutor: Zehma Reis
15h – TEMPO PRÁTICO
18h - encerramento

Trilhas da Política Paraense de Pontos de Cultura


FOTO POR: @2024marcosandrefotografia

A REDE AJURICABA – Rede Paraense de Pontos de Cultura é a rede autônoma, plural, solidária, participativa, criativa, diversa, e suprapartidária que tem mantido os Pontos de Cultura, o movimento e a Política Nacional Cultura Viva – PNCV articulada no estado do Pará.

Foi por meio de um Prêmio Tuxaua/MinC que em 2011 a REDE AJURICABA realizou sua primeira ação que foi a I Oficina de Produção Transmídia e os lançamentos da Cartilha de Mobilização Social, e da Rádio Ajuricaba no Ar! (https://redeajuricaba.org/site/index.php/blog/programa-radio-ajuricaba )

Programa Rádio Ajuricaba

OFÍCIO CNPdC/MinC Nº 03/2023 – Fomento a Pontões de Cultura

OFÍCIO CNPdC/MinC Nº 03/2023
27 de setembro de 2023

Sra. Margareth Menezes Ministra da Cultura
Márcia Helena G. Rollemberg Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural
Assunto: Ampliação do Prazo de Inscrição do Edital SCDC/MinC nº 09/2023 de Cultura Viva – Fomento a Pontões de Cultura

Nós, representantes da Comissão Nacional de Pontos de Cultura - CNPdC, estamos acompanhando de perto o processo de mobilização e construção dos planos de trabalho das entidades que compõem a rede dos
Pontões de Cultura estaduais e temáticos. O atual prazo regulamentar estabelecido pela Lei Paulo Gustavo e a data de lançamento e início das inscrições dos editais de Prêmios Cultura Viva e, em especial, do edital dos Pontões de Cultura, têm gerado uma situação desafiadora para a grande maioria dessas entidades. Elas estão enfrentando extrema dificuldade para mobilizar a rede de Pontos de Cultura, a fim de compor adequadamente os comitês gestores, ação jovem cultural viva e atender às diversas exigências necessárias para a elaboração dos planos de trabalho. Em face da sobrecarga provocada por uma série de editais com prazos notavelmente curtos da Lei Paulo Gustavo e da crescente demanda de inscrições nos editais de Prêmios Cultura Viva, o risco de que essas propostas tão positivas não se concretizem é iminente.
Segundo nosso levantamento, há um sério risco de que não sejam obtidas um número suficiente de propostas de entidades orgânicas da rede, o que pode resultar em uma falta de qualidade nos planos de trabalho e, consequentemente, em uma possível escassez de projetos para atender plenamente o escopo do edital e a totalidade dos recursos disponibilizados. Portanto, a Comissão Nacional de Pontos de Cultura vem solicitar encarecidamente que o prazo de inscrição do edital de Pontões seja ampliado até o dia 12 de outubro. Colocamo-nos à disposição para intensificar ainda mais nosso apoio e suporte às dezenas de entidades que estão empenhadas em construir de forma colaborativa seus planos de trabalho.
Acreditamos que, contando com a sensibilidade e visão estratégica de Vossas Senhorias, valerá a pena o esforço de suas equipes e das comissões de avaliação em analisar minuciosamente cada proposta, garantindo, assim, que todas as etapas de avaliação, entrega de documentação e pagamentos sejam conduzidas de maneira adequada. Isso, sem prejudicar essa oportunidade crucial de fortalecer a Política Nacional de Cultura Viva em todos os estados brasileiros e suas redes temáticas. 

Agradecemos antecipadamente sua atenção a esta solicitação, que busca preservar a qualidade e a amplitude das iniciativas culturais apoiadas pelo Ministério da Cultura.
Atenciosamente,
Comissāo Executiva
Comissão Nacional de Pontos de Cultura - CNPdC

A Rede Ajuricaba

Somos uma rede política e social suprapartidária criada em 2010, e constituída fundamentalmente por Tuxáuas da Política Nacional Cultura Viva, e membros de Pontos de Cultura, mas que também reúne outros produtores (as) e fazedores (as) de cultura popular do Pará. Nosso objetivo principal é contribuir na formação e difusão cultural dos Pontos de Cultura do Pará e da Amazônia, capacitando-os em Mobilização Social, Gestão de Redes Sociais e Elaboração de Projetos Socioculturais, formando lideranças nos Pontos de Cultura e nos movimentos de cultura popular, contribuindo assim para sua sustentabilidade (nas diversas dimensões, como social, politica, econômica e cultural), e conectando-os por meio do sítio eletrônico www.redeajuricaba.org

Mas o que significa AJURICABA?
O termo AJURICABA advém da junção de dois termos da linguagem Aruaque: AJURI=reunião, convocação, ajuntamento; e CABA= marimbondo. Então seria reunião de marimbondos. Também é o nome de uma espécie de abelhas. Assim, podemos atribuir diversos significados ao termo AJURICABA, tais como: ousadia, espírito competitivo, independência, força de vontade, originalidade.

 

NOTA PÚBLICA

Á SECULT e ao Público Em Geral:
Vimos informar que em reunião realizada no dia 13 de Março de 2023, a cerca do SEC e que ocorreu no Palacete Faciola e via web, a Sra. Leila Trindade se apresentou como representante dos Pontos e Pontões de Cultura do Estado no referido encontro, o que não é verdade.

A referida cidadã foi representante suplente desse segmento junto ao Comitê Emergencial da Lei Aldir Blanc - 2020/2021 - SECULT.

Nós da REDE AJURICABA - Rede Paraense de Pontos de Cultura, rede que reune e articula os Pontos de Cultura certificados pelo MINC ou pela SECULT - PA, informamos que nossos representantes na LEI PAULO GUSTAVO são:
1. Dulcideia da Conceição Palheta ( Deia Palheta - Ponto de Cultura Iaçá )
2. Cleito Marcio Santos Pantoja (Ponto de Cultura Ananin Dance)

Esses foram os nomes escolhidos para nos representar na Comissão da Lei Paulo Gustavo em reuniões convocadas pela SECULT ocorridas no periodo e Setembro a Novembro de 2022 juntos aos Setoriais de Cultura do Estado.

Em tempo, informamos também que defendemos a escolha democrática de quaisquer representações dos diversos segmentos da arte e da Cultura de nossa terra diante das Instâncias Governamentais das Esferas Municipal, Estadual e Federal frente aos grandes desafios e oportunidades que se aproximam para todos, todas e todEs!!!

DIARIO OFICIAL