Blog

A Rede Ajuricaba

Somos uma rede política e social suprapartidária criada em 2010, e constituída fundamentalmente por Tuxáuas da Política Nacional Cultura Viva, e membros de Pontos de Cultura, mas que também reúne outros produtores (as) e fazedores (as) de cultura popular do Pará. Nosso objetivo principal é contribuir na formação e difusão cultural dos Pontos de Cultura do Pará e da Amazônia, capacitando-os em Mobilização Social, Gestão de Redes Sociais e Elaboração de Projetos Socioculturais, formando lideranças nos Pontos de Cultura e nos movimentos de cultura popular, contribuindo assim para sua sustentabilidade (nas diversas dimensões, como social, politica, econômica e cultural), e conectando-os por meio do sítio eletrônico www.redeajuricaba.org

Mas o que significa AJURICABA?
O termo AJURICABA advém da junção de dois termos da linguagem Aruaque: AJURI=reunião, convocação, ajuntamento; e CABA= marimbondo. Então seria reunião de marimbondos. Também é o nome de uma espécie de abelhas. Assim, podemos atribuir diversos significados ao termo AJURICABA, tais como: ousadia, espírito competitivo, independência, força de vontade, originalidade.

 

Mas quem foi AJURICABA?
Ajuricaba foi um Cacique, e pertencia a Tribo dos Manáos, e o tronco linguístico falado por eles, era o aruaque. Os Manáos habitavam em um afluente à margem esquerda do Rio Negro, e eram considerados a maior confederação Ameríndia da Amazônia. Ajuricaba, era filho de Huiuiebéu, que segundo a história, foi um dos maiores chefes dos Manáos. Também foi neto de Caboquena, outro grande guerreiro da tribo dos Manáos.
Desde os primeiros contatos entre Manáos e os colonizadores portugueses, ocorreram lutas sangrentas, e um dos maiores entre os vários motivos que causaram estas guerras, foi o fato de que os colonizadores quando aqui chegaram, estupravam e matavam as índias. Esse foi um dos motivos que levou Ajuricaba a se revoltar contra eles.

Mas também estava a repressão religiosa e os deslocamentos forçados de diversas tribos para trabalharem em novas Missões, eram os chamados Descimentos. Conta a lenda que depois de diversas batalhas e investidas mal sucedidas do portugueses colonizadores contra o Tuxáua Ajuricaba, ele acaba por ser capturado. Mesmo preso a grilhões, a altura da desembocadura do Rio Negro, rumo a Belém, subverte-se e inicia nova batalha na embarcação. Depois de muito sangue derramado Ajuricaba foi novamente dominado; mas aquilo seria intolerável ao seu espirito revolucionário e libertador, por isso Ajuricaba lança-se às águas turvas do Rio Negro.

Podemos assim dizer que AJURICABA é sinônimo de TUXAUA (ou vice-versa), e todos e todas que com esse espírito se identificam, podem ser definidos como: liderança, empreendedor(a), paciente, dinâmico(a), equilibrado(a), autoconfiante, aventureiro(a), criativo (a), otimista, comunicador(a), diplomata, justo (a), franco (a), e amante da paz, porém um “guerreiro (a)”. E dessa forma, por perceber tais características nos integrantes de Pontos de Cultura do Pará, da Amazônia, do Brasil, e da América latina, e nos Tuxáuas da Política Nacional Cultura Viva foi que batizamos esta Rede Paraense de Pontos de Cultura de REDE AJURICABA.
www.redeajuricaba.org